Você está atento à sua comunicação?
Frequentemente, você é compreendido ou é necessário esclarecimentos?
Para evitar problemas de comunicação, o primeiro passo é conhecer o perfil da pessoa que você pretende se comunicar: seus interesses, desafios, hábitos, qualificações, limitações...
Depois adequar sua comunicação a ela através do vocabulário, da ferramenta (pessoal, por escrito, por fone...), do momento mais adequado...
Se a comunicação for presencial, fique atento à sua expressão verbal, se está de acordo com a mensagem que você quer passar, se mensagem só informativa ou de otimismo, de apoio, de acolhimento, de advertência... Atente para o tom de voz, o olhar, braços, mãos, direção do corpo...
Outro cuidado é acompanhar, verificar o que a pessoa entendeu observando também suas reações. Pode ser uma reação de indiferença, de aceite, de negação ou de até de confronto. Fique atento à postura do corpo, do não verbal. Muitas vezes a pessoa diz algo, mas sua postura expressa outra. Por exemplo: diz que está de acordo, mas com os braços cruzados e a testa franzida.
O mais interessante nesse processo é que sempre há tempo para os ajustes, para as correções na comunicação. Se preciso for, refaça-a de forma diferente, citando exemplos, enfatizando os itens de seu interesse.
Fique atento! Faça dessa prática uma rotina. Planeje sua comunicação considerando cuidadosamente o perfil do seu público, sua forma de se expressar, observar e fazer os devidos ajustes.
A comunicação não é somente o que você expressa, mas também o que o outro compreende.
Pratique a empatia, procure enxergar com o olhar do outro!
Mesmo com esses cuidados ainda existe um risco de desentendimentos, mas estando atendo a comunicação você pode evitar muitos conflitos e trabalhos desnecessários, agilizando os processos e reforçando o vínculo no relacionamento.
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