Na sua empresa existe conflito?
Algumas mais outras menos, mas de forma geral em todas existem.
Afinal, “onde tem gente tem treta” e as causas mais comuns são:
- Divergências de opiniões;
- Falta de comunicação;
- Disputa por recursos como móveis, máquinas, orçamentos ou promoção;
- Inseguranças em função de mudanças das empresas, como fusões ou reestruturações.
Já pararam para pensar quanto prejuízo o conflito mal administrado traz para os relacionamentos? E para a produtividade?
Administrar conflitos vai além de simplesmente apaziguar as partes envolvidas.
É um processo estratégico que visa transformar situações tensas em oportunidades de desenvolvimento.
Aliás, esse é o lado saudável do conflito: desconforto gerando conflitos, oportunidades de negociações para novos pontos de vista e implementação de novas ideias e processos!
É preciso capacitar os líderes para “fazerem as pazes” com os conflitos e tirar o melhor proveito deles!
Gestão de Conflitos têm sido uma das Competências Sócios Emocionais mais solicitadas pelos empregadores nos processos de Recrutamento & Seleção!
Do ponto de vista de Desenvolvimento Organizacional, seguem algumas estratégias para minimizar os conflitos dentro da empresa:
- Desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo e transparente, onde os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões;
- Habilidade de negociação para encontrar soluções mutuamente benéficas para todas as partes;
- Habilidade de mediação para ajudar a facilitar a comunicação e a resolução do conflito.
- Investimento em treinamentos para qualificar os colaboradores com as ferramentas necessárias para lidar com situações desafiadoras.
É dessa forma que se melhora a comunicação, que se fortalece os relacionamentos, que se aumenta a produtividade, se reduz o estresse e se promove a saúde mental e no bem-estar
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